sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Baat Kua Cheong (BaGua)

O Baat Kua Cheong é baseado na teoria dos Oito Trigramas do Livro das Mutações (Yi Jing, ou popularmente I Ching). Ao executar as formas do estilo, o praticante se movimenta dentro de um círculo imaginário, alternando padrões de movimentação retilínea e circular de oito passos; as formas do Baat Kua Cheong são extremamente complexas e longas.

Criado durante a dinastia Qing (1644 a 1912), a identidade do seu verdadeiro criador é obscura. Tem-se registro de que o primeiro mestre de renome a difundir o Baat Kua Cheong abertamente foi Dong Hai Chuan, e o estilo se tornou popular através de dois de seus alunos : Cheng Ting Hua e Yin Fu. Sun Lu Tang também contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento e difusão do Baat Kua Cheong na era moderna.

As técnicas são semelhantes as do Tai Kek Kuen e incluem ataques de mão aberta e fechada, torções e chaves, chutes, rasteiras e projeções (quedas). As formas predominantes são as de mãos livres mas o estilo conta com formas de armas (lança, espada, facão, e facas rabo-de-peixe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário