quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Yeng Yi Kuen (Hsing I)

Criado em torno de 1600 por Kee Lung Fong, o Yeng Yi Kuen tem as suas origens no estilo Luk Hop Kuen, originário do Mosteiro de Shao Lin. Kee Lung Fong, especialista nas técnicas de combate com a lança, criou um estilo próprio de combate usando somente as mãos e os pés, e o ensinou para algumas pessoas; porém o estilo se tornou conhecido através de Kwok Wan Sam (Guo Yun Shen), mestre e herdeiro da quinta geração do Yeng Yi Kuen.

Existem muitas escolas de Yeng Yi Kuen, cada uma com características distintas, mas as três principais são Hebei, Shanxi e Henan.

A movimentação das formas do Yeng Yi Kuen são predominantemente lineares; o praticante movimenta-se coordenando o corpo todo durante a execução das formas. As mãos, os pés e o tronco se movimentam em conjunto, e a cabeça, mãos e pés estão sempre alinhados pelo mesmo eixo vertical. Os braços ficam posicionados em frente ao corpo e o praticante sempre deve estar sempre alinhado com parte frontal do adversário. Existem algumas técnicas de chute dentro do estilo.

É dada grande ênfase na habilidade de gerar energia com o corpo inteiro e direcioná-la em uma única descarga, liberada num único movimento explosivo. As técnicas possuem características agressivas e o praticante de Yeng Yi Kuen prefere se movimentar para dentro do adversário, com um ataque fulminante e decisivo na primeira oportunidade. O estilo prima pela economia de movimentos e o conceito de ataques e defesas simultâneos. Como está implícito no nome, a forma ou sequência dos movimentos é só uma manifestação física do intento do praticante. O princípio fundamental de todas as escolas e estilos de Yeng Yi Kuen é de que a mente controla tudo e guia os movimentos do corpo.



Breve genealogia do Yeng Yi Kuen
Ki Lung Fan
姬隆風
Dai Long Bang
戴龍邦
Li Luo Neng
李洛能
Guo Yun Shen
郭雲深
Li Kui Yuan
李奎源
Sun Lok Tong
孫祿堂
Ku Yu Cheong
顧汝章
Yim Sheung Mo
嚴尚武
Chan Kowk Wai
陳國偉

Nenhum comentário:

Postar um comentário