quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hábitos de Treino

Antes e durante a prática de Artes Marciais, os estudantes devem seguir um conjunto de procedimento comuns aos treinos dos quais devem ter consciência.

1. Concentrem-se sempre. Uma das definições possíveis de kung fu é que se trata da ciência da mente sobre a matéria. A mente é a verdadeira força de orientação no kung fu; não interessa se a pessoa é grande, pequena, rápida, lenta, forte ou fraca — o que conta é a mente do atleta marcial. A chave que abre a mente e o seu grande potencial é a concentração. A concentração é relaxada, mas extrema no foco de atenção. Não interessa o que o atleta marcial está a fazer durante o treino, deve dirigir o corpo e a mente apenas para a tarefa que está a desempenhar. Apenas focando a sua atenção é que o artista marcial pode conseguir desempenhar os difíceis procedimentos que o treino obriga. Mas ao concentrar-se numa tarefa, o estudante deve permanecer calmo e relaxado. Ao tornar-se tenso, a mente torna-se distraída devido à tensão. A concentração é tão importante, que um estudante pode obter melhores resultados durante uma hora de treino cuja mente está concentrada do que em cinco horas cuja mente está dispersa.

2. O melhor horário para praticar é meia hora antes do Sol nascer. A prática deve durar pelo menos duas horas. Mais tarde deve praticar-se uma hora à noite. O ser humano é um ser naturalmente dependente do seu meio natural, a Terra. Tudo o que vive neste planeta segue um ciclo de vida imposto por ele, do mesmo modo que o nosso planeta é dependente do Sol. A filosofia tradicional chinesa fala em energias que ligam o homem à Terra e a Terra ao Sol, onde hierarquicamente uns dependem e são regulados pelos outros. Como tal isto gera ciclos onde se torna mais benéfico a atividade física e outros onde esta pode ser nociva. Quando o Sol está para nascer, é considerado o melhor período do dia, não sendo alheio a isto o fato de estarmos mais frescos, com mais capacidade de concentração, pois acabamos de descansar.

3. Antes do treino não devem beber álcool, fumar ou envolverem-se em relações sexuais. O álcool afeta as emoções, perturba a mente e danifica o cérebro se for em excesso, não sendo aconselhável seu consumo, especialmente antes de um treino onde a mente necessita de relaxamento e concentração. As relações sexuais envolvem a perda de sêmen que é altamente nutritivo, se esta perda for excessiva leva a deficiências energéticas. Se o mesmo for sujeito a um esforço violento, as capacidades físicas diminuirão afetando o desempenho do atleta. Na medicina tradicional chinesa, os conceitos utilizados baseiam-se na energia bioenergética que é gerada dos alimentos, oxigênio e hormônios sexuais. Esta bioenergia percorre o organismo alimentando todas as células que o compõem. Os hormônios sexuais desempenham um papel fundamental como fonte de energia que procura metabolizar a quantidade de energia dos alimentos e o oxigênio que absorvemos. Ao privarmos o organismo desta essência provocamos desequilíbrios não só físicos mas também mentais pois o nosso lado emocional fica exacerbado, e a nossa capacidade de concentração afetada.
4. Não praticar com o estômago vazio ou cheio. O processo digestivo deve ser acompanhado por um exercício suave como o andar, pois este ajuda o estômago na sua tarefa e nunca um exercício violento que necessita de oxigénio e como tal de sangue para alimentar os músculos. Seria como ligar todos os aparelhos elétricos de uma casa, certamente que um disjuntor iria disparar acusando excesso de consumo para a corrente disponível. No corpo humano seria uma possível paragem de digestão ou congestão. Além disto o estômago cheio interfere com os movimentos do tronco e com a capacidade respiratória.

5. Não devem mascar chiclete durante o treino. Os chicletes podem afetar a respiração durante os exercícios intensos e corre-se também o risco de a engolir.

6. Não usem jóias, por exemplo, relógios, anéis e brincos durante o treino. Este tipo de peças pode facilmente cortar a pele.

7. Se sentir de mau humor ou muito irritado não deve treinar. O stress causado pelo estado emocional pode causar lesões nos órgãos internos. A concentração exige relaxamento e a mente perturbada por tais emoções não é estável nem fixa mas sim desconcentrada. Na medicina tradicional chinesa cada órgão está relacionado com uma emoção, não só o mau funcionamento do órgão leva a estados emocionais exacerbados como, estados mentais perturbados por essas emoções podem conduzir ao mau funcionamento do órgão. A medicina convencional chama a isto doenças psicossomáticas.

8. Não bebam água enquanto estiverem com a respiração ofegante do cansaço. Molhem a boca e esperem até a respiração voltar ao normal para poderem beber água. A água quando bebida durante um estado ofegante, a uma temperatura inferior à do organismo, pode lesar a garganta e mesmo os pulmões. A medicina tradicional chinesa diz que ao bebermos água em tais estados enfraquecemos progressivamente o fígado. Deve beber-se durante o treino e em poucas quantidades.

9. Não devem sentar com a respiração ofegante. Devemos manter-nos em movimento, permitindo uma recuperação cardíaca gradual e uma normalização da respiração suave.

10. Usem a faixa quando praticarem potência (fa jing) da cintura. A faixa deve estar bem justa à volta da cintura. A faixa evita que ao impelirmos a cintura, os órgãos internos sejam deslocados violentamente. Do mesmo modo, a parede abdominal e a zona lombar são também protegidas quando praticamos com armas, especialmente se o peso destes for considerável.

11. Não batam no saco sem conhecerem o modo correto de o fazer. Os sacos têm um peso considerável e a sua má utilização leva a lesões das articulações que podem ser graves, como a artrite e artrose. Após um treino com o saco, o estudante deve colocar as mãos debaixo de água quente e tomar a medicina interna (ou ervas medicinais) própria para curar possíveis lesões. A ignorância e a falta de cuidado levam não só a lesões articulares como a lesões nervosas locais manifestadas no constante tremer das mãos.

12. Tratem todas as lesões ou músculos inchados. As lesões, aparentemente simples no início, com o tempo e prática constante podem conduzir a situações graves. A formação marcial do estudante deve incluir saber tratar as lesões, pois praticar artes marciais é fortalecer e não enfraquecer o corpo.
13. Devem colocar imediatamente qualquer osso deslocado. Esperar pode causar lesões dentro da articulação. Após um deslocamento ósseo, se souberem como o recolocar devem fazê-lo imediatamente, pois evitará que a lesão se torne mais grave e ao mesmo tempo diminuirão consideravelmente o tempo de recuperação. Se não souberem recolocar devem leva-lo ao pronto de socorro mais próximo.

14. Quando se der uma fratura óssea não dar massagem. Consultem um médico de imediato. Se houver a suspeita de fratura, por pequena que seja a dúvida não devem massagear, pois se as suspeitas se confirmarem, a massagem agravará a lesão.

15. Se alguém for sujeito a um K.O., a massagem ajudará o estudante a recuperar. O K.O. é um processo de segurança ativado pelo cérebro, em caso de grande dor, pois a tensão muscular intensa leva ao stress dos órgãos e conseqüente lesão. Para evitar que tal aconteça, o cérebro desliga a noção de percepção de modo a relaxar o órgão em stress. No entanto, o K.O. mais simples é aquele que é causado por um impacto violento no crânio ou maxilar, especialmente se algumas cavidades foram atingidas. Deve massagear-se entre a sexta e a sétima vértebra torácica para ajudar a recuperar o praticante. No caso de haver respiração selada, deve massagear-se o plexo solar para ajudar a recuperá-la.

Pedro Rodrigues
baseado no Shaolin Long Fist
Kung Fu por Dr. Yang

3 comentários:

  1. Rapaz! Dicas importantes sobre as quais eu não tinha ciência! o_O
    Como disse Gaby anteriormente, apostila digital mesmo, gostei! O_O

    ResponderExcluir
  2. maledito k.o. uahauhahu
    era bom a gente do shuai jiao aprender a se reviver assim auhauha

    ResponderExcluir