sábado, 6 de junho de 2009

Técnica dos Pontos Mortais



Essa técnica é um emprego particular da força interior. Os mestres reputam possível tocar o adversário à distância pela emissão da própria força interior (alguns dizem o sopro) e feri-lo mortalmente se essa força lhe atingir pontos vulneráveis do corpo. Entramos aqui em plena magia. A técnica dos pontos vulneráveis era também utilizada nos golpes desferidos em certos pontos do corpo, escolhidos de acordo com as horas.
Segundo a tradição, a técnica tem sido mantida em segredo, pelo temor de que viessem a abusar dela. A técnica dos pontos mortais está associada a várias tradições de artes marciais como o tai chi chuan, o chi kung, a palma de ferro, o shaolin, entre outros. Na verdade, parece que se desenvolveram várias técnicas nas diferentes escolas.
A técnica dos pontos vulneráveis (dian xue) consiste em perturbar, se não deter, a circulação do sangue ou do sopro do adversário pela emissão de sua própria energia. Essa emissão deve atingir os pontos vulneráveis do corpo, a maioria dos quais é empregada em acupuntura e repertoriada nos livros de medicina chinesa Certos pontos, contudo, se bem tenham a mesma localização, recebem nomes diferentes nas artes marciais. Em geral, utilizam-se cento e oito pontos: setenta e dois que, se atingidos, acarretam distúrbios graves, e trinta e seis que, se golpeados, podem causar a morte. Esses pontos, distribuídos no corpo à maneira das estrelas no céu, relacionam-se com as cento e oito constelações da astronomia chinesa.
O emprego dessa técnica requer profundo conhecimento de medicina chinesa. Com efeito, o ataque só pode ter êxito se a força interior for dirigida exatamente ao ponto e no momento em que o sopro atinge o máximo. Importa, pois, conhecer perfeitamente as horas de circulação do sopro e do sangue nas diferentes partes do corpo, assim como a localização dos pontos. Por outro lado, uma vez que se encontra exposto a tais ferimentos, todo praticante deve conhecer certo número de drogas capazes de curá-los. Essas drogas, em geral, são feitas de plantas medicinais, aplicadas em emplastro ou administradas por via oral.
O sopro efetua no corpo humano uma revolução inteira ao longo dos doze períodos de duas horas que compreende o transcurso de um dia, percorrendo sucessivamente os doze meridianos. Das 23:00 à 1:00 hora, percorre o meridiano da vesícula biliar; de 1:00 às 3:00, o meridiano do fígado; das 3:00 às 5:00, o meridiano dos pulmões; das 5:00 às 7:00, o meridiano do intestino grosso; das 7:00 às 9:00, o meridiano do estômago; das 9:00 às 11:00, o meridiano do baço; das 11:00 às 13:00, o meridiano do coração; das 13:00 às 15:00, o meridiano do intestino delgado; das 15:00 às 17:00, o meridiano da bexiga; das 17:00 às 19:00, o meridiano dos rins; das 19:00 às 21:00, o meridiano do invólucro do coração; das 21:00 às 23:00, o meridiano do triplo aquecedor. Esse é o circuito descrito pela maioria dos livros de medicina.
Distinguem-se diversas espécies de pontos vulneráveis: os pontos que produzem o desmaio ((hun xue), os que provocam o mutismo (ya xue), os mortais (si xue) e os que causam paralisia (ma xue).
A título de exemplo mostraremos aqui alguns dos mais importantes pontos vulneráveis:
Pontos mortais
Os principais são tianling xue, qimen, dangmen, jimen, naohai, tianxi, beiliang e jixin (este situado ao nível da quinta vértebra lombar).
Pontos que causam desmaio
Os principais são taiyang, wenting, saijiao, xuanji, jiangtai, qimen, zhangmen e weilong (este último situado na extremidade do cóccix).

Pontos que provocam mutismo
Os principais são jianjin, yamen, fengyan, rudong, fengwei, jingcu, xiaoyao, wanmai e taichong (este último situado no peito do pé).
Pontos que causam paralisia
Os principais são jugou, tianzhu, binao, quchi, hukou, baihai, weizhong, zhubin e gongsun (este último situado na área do calcanhar do pé).
No que concerne ao ataque aos pontos vulneráveis, existem quatro técnicas principais:
Jie: bloqueio da circulação do sangue nas veias do adversário;
Na: a ação atinge os trajetos do sopro (chi) do adversário, causando-lhe paralisia temporária;
Zhuo: a ação atinge os músculos. Os membros perdem a força, e o adversário é paralisado;
Bi: bloqueio da circulação do sopro em certas regiões do corpo quando o sopro se encontra no máximo de sua intensidade.
Observação: Os nomes originais em japonês foram substituídos intencionalmente por nomes chineses e a localização dos pontos vitais foi omitida por questão de segurança. Resolvemos citar apenas alguns pontos a título de exemplo, mas sem apontar a localização específica.

18 comentários:

  1. tem como vc postar uma magem com os principais pontos de paralizia pq eu sou louco por tecnicas de taijutsus!!

    ResponderExcluir
  2. okungfueumaartedeltodefezapesoalsemporrataoisoudonizetedesadoa´mgeadorookungfu

    ResponderExcluir
  3. eucostodekungfutaijutsuaselegal

    ResponderExcluir
  4. deixeokungfufalarporvcsobreospotosvitai

    ResponderExcluir
  5. porra pensei que vcs ian encinar a matar ñ fafer cosegas idiotas

    ResponderExcluir
  6. sou adebito do muay thai nos sim sabemos acabar com um cara ñ brincar com ele otarios

    ResponderExcluir
  7. chico_artesanato@hotmail.com27 de setembro de 2011 às 18:42

    muito interessante isso....e é bom mesmo não passar toda a informação a respeito...certos conhecimentos infelizmente tem que ir p/ a tumba c/ a gente... valeu...

    ResponderExcluir
  8. vc q ta se achando com muay thai se vc tivesse no tempo antigo estaria morto agora mesmo vc nemtem honrra q um artista marcial tem vc é uma escoria n passa de mais nada do q um covarde q se acha so pq faz muay thai o muay thai e uma arte honrada n para gente igual a vc

    ResponderExcluir
  9. o seu inimigo eh vc msm superese primeiro antes de querer superar alguem!!!

    ResponderExcluir
  10. n existe arte marcial melhor ou pior quem faz dela boa ou ruim e o praticante(mestre lee autor da frase anterior)!!!

    ResponderExcluir
  11. se voces querem aprender tudo sobre a arte vao ao dojo ao inves de tentarem aprender sozinhos
    cada golpe tem jeito de ser aplicado e voces precisam de um curso todo preparado pra isso

    ResponderExcluir
  12. Eu pratico muay tai e ninjutsu e faço justiça com minhas mãos pois o mundo já está perdido por isso eu digo ninjas de todo o mundo está na hora de agir!a guerra ja comessou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. es um pardal de telhado ainda eras um espermadosoide e muitos de nos ja treinavamos arte marciais e nao sei se sabes o que isso é
      ve se ficas mais umilde

      Excluir
  13. Kda loko com sua mania....

    ResponderExcluir
  14. Aprenda a fazer depois a tentar !

    ResponderExcluir
  15. o verdadeiro guerreiro é aquele que aprende o espirito da humildade e consegue vencer a se próprio. seja um vencedor como jesus cristo

    ResponderExcluir
  16. Qual seria o efeito de um golpe primario atingindo o exofago?
    Quero realisar a paralisia pulmonar!
    Quais sao suas concequencias e seus "sacrificios"?
    Fale mais sobre tecnicas de paralisia...

    ResponderExcluir