quinta-feira, 4 de junho de 2009

Valorização da Tradição no Ensino

SHAOLIN DO NORTE


Valorização da Tradição no Ensino



Destaque entre os estilos clássicos de artes marciais chinesas, o Shao Lin do Norte é respeitado por praticantes de outros estilos e até mesmo de artes originárias de outros países.
Dentre as razões que colocam o estilo Shaolin do Norte nesta posição de destaque, incluem-se as seguintes:
É um dos mais antigos, tendo influenciado muito outros estilos.
Possui grande número de técnicas de combate, tanto a mão livre como as mais variadas armas (lança, bastão, corrente, espada, tridente e etc.).
Suas técnicas exigem muito do praticante, pois são de difícil domínio, necessitando aliar, leveza e força, rapidez e equilíbrio, resistência física e concentração, beleza de movimento e eficiência na aplicação.
É um estilo da chamada escola externa, mas que valoriza muito as bases da escola interna com a prática de exercícios de respiração (chi kun).
Todos os seus Katis (seqüência de movimentos) são de grande beleza plástica, embora de aplicações marciais eficazes.
Mas para manter um estilo tão complexo e completo sem sofrer alterações que o prejudicassem como perda de qualidade no ensino de professor para aluno, foi preciso valorizar a tradição.
Historicamente, o estilo Shaolin do Norte pode ser dividido cm duas fases distintas: a fase monástica ou fechada e a fase aberta. A primeira compreende o período desde a fundação do templo, quando o estilo foi sendo desenvolvido pelos monges budistas e ensinado somente a monges budistas, até o monge Chiu Jin (Chaur Yuan) ser escolhido como abade superior. Foi o abade Chiu Jin que permitiu o ensino da arte a pessoas externas do templo, não budistas, dando inicio á fase aberta de ensino.
A partir da fase aberta de ensino do estilo Shaolin do Norte, tornou-se extremamente importante a valorização da tradição, pois sem um “controle” das “famílias” que se formavam, crescia o risco de degeneração do estilo e proliferação de falsas escolas “Shaolin”, criadas com base na fama do estilo verdadeiro.
Surgiram, ao longo da história, alguns mestres, peças - chaves na manutenção da qualidade do ensino, pois dentre inúmeros professores formados na arte, raríssimos mestres a dominaram e a ensinaram tão bem.
E justamente do livro “Kung Fu Shao Lin do Norte - Técnicas Básicas”, do Mestre Chan Kowk Wai e do Prof. Ariovaldo F.A. Veiga, que extraímos o texto que segue, para destacar estes mestres que mantém ao longo do tempo acesa a chama do estilo:
“Um dos grandes mestres responsáveis pela sala Shaolin do Norte foi o Abade Chiu Jin. E a partir dele que lançaremos, agora, o perfil de grandes mestres de nosso estilo”.
Kan Fon Hsi: estudou com o Abade Chiu Jin, tornando-se famoso como um dos “sete heróis” de seu tempo, sendo destes o único a atingir a velhice. Foi o primeiro leigo a se formar com o Abade. Uma das passagens de sua vida foi uma luta travada com o famoso monge Bai Mei, de Fukien. Conta-se que utilizaram técnicas tão violentas que, não fosse o absoluto domínio de Chi Kun (técnica de domínio da energia vital Chi através da respiração) por ambos, haveria danos mortais.
Man Pon Choi: Foi o melhor aluno de Kan Fon Hsi, do qual foi herdeiro de todo conhecimento, logrando notável respeito como artista marcial.
Yin Ta Kung: Foi o melhor aluno de Man Pon Choi e, portanto, seu herdeiro na arte, tendo utilizado suas habilidades marciais no negócio de escolta a caravanas comerciais.
Yin San Fook: Filho do herdeiro da arte de Yin Ta Kung, também se estabeleceu no negócio de escolta a caravanas.
Yin Kai Wun: Filho e herdeiro da arte de Yin San Fook, como seu pai e avô continuou no ramo de escolta a caravanas. Yin Kai Wun foi grande amigo do mestre Ku Lei Chi, famoso guardião de caravanas, mestre inigualável domínio na técnica de patadas.
Ku Yu Cheung: Filho de Ku Lei Chi, aprendeu de Yin Kai Wun o estilo Shao Lin do Norte, além de aprender outros grandes estilos dos principais mestres de seu tempo: Lee Kim Lam (Pa Chi), Sum Lu Tang (Pa Kua), Chim Hsiah Teah (Hsing I) e seu próprio pai Ku Lei Chi (Tam Tui e Ch’a Chuen). Ku Yu Cheung era conhecido como o primeiro dos “cinco tigres do norte”, e se tornou famosíssimo pelo domínio do Siu Cant Son integral técnica de domínio do Chi que lhe permitia façanhas como: quebrar pilhas de doze tijolos refratários apoiados diretamente no solo; suportar com a cabeça e os pés em forma de “ponte” quatro homens sobre pedra em seu corpo (aproximadamente 300 kg); suportar o peso de um automóvel sobre o abdômen.
Yang Sheung Mo: Mestre no estilo de Hun Gar, aos 35 anos abandonou suas aulas para se tornar aluno de Ku Yu Cheung. Com o tempo tornou-se o herdeiro de Ku Yu Cheung em Shao Lin do Norte. A exemplo do mestre também estudou os principais estilos dos grandes mestres de seu tempo Tan Sam (Bak Sing Choy Li Fat) e Wing Lai Shen (Zhuran Men), outro dos 5 tigres do norte e que aprendeu de Du Qing Wu (Zhuran Men) e de Chiu Yam Chao (Luo Hap).
Chan Kowk Wai: herdeiro de Yang Sheung Mo em Shao Lin do Norte, Tai Chi e Hung Gar. A exemplo do mestre também estudou os principais estilos dos grandes mestres de seu tempo Chan Cheok Sing (Choy Li Fat), Ma Kim Fong (Luo Hap) Wong Hon Fan (Ton Lon), Chian Jin Man (Yen Jow), Yan You Chin (Hung Sing Choy Li Fat), Fu Wing Fe(Pa Kua), Wang Yuk Kim(Tin Shun)

2 comentários:

  1. Tradição é o segredo do sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Fato! e ler mais, buscar saber mais sobre essas tradiçoes é muito importante para o crescimento cognitivo do atleta de uma arte marcial[em especial como a nossa]

    ResponderExcluir