segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tan Tui Quan


Tan = pernas
Tui = movimentar, exercitar
Tan Tui também pode significar Pés na Lagoa
Tan Tui é o sistema de formas básicas praticadas no Shaolin do Norte. O Tan Tui consiste em dez ou doze formas lineares que são realizadas em repetições como prática solitária. Ele oferece um excelente fundamento para as artes marciais, desenvolvendo força, flexibilidade, coordenação motora, resistência cardiovascular e endurecimento ósseo.
O Tan Tui possui suas raízes no Noroeste da China, em território ocupado principalmente por muçulmanos (Henan, Hebei, Shandong e Shaanxi). Conta-se que seu criador original seria Cha Shangyi (ou Chamir) (1568-1644 d.C.), membro da etnia Hui (muçulmana). Diz-se que ele se alistou no exército, que procurava homens para combater os piratas japoneses em Fujian e Zhejiang, na costa Leste da China. Para chegar até lá a tropa teve que caminhar por montanhas escarpadas e pântanos, ao fim dos quais a maioria estava doente. Já no Leste, Chamir foi tratado por simpáticos aldeões por vários meses. Ao final do tratamento, já restabelecido, ele se perguntou o que poderia fazer para retribuir tanta hospitalidade. Resolveu ensinar seu método de combate próprio sendo portanto muito praticado por agricultores que, sempre ao final dos trabalhos na lavoura, treinavam durante o trajeto de volta para casa e foi assim que o Tan Tui começou a se espalhar pela China.
Acredita-se que originariamente o Tan Tui tivesse 28 movimentos, ordenado segundo as letras do alfabeto árabe. Depois foi abreviado para 10 e remanejados para 12 já em Shaolin, com a ênfase nas pernas. Os monges tornaram esse estilo um método de exercícios obrigatório para todo estudante de Kung Fu.
Características
O Tan Tui é uma série de exercícios de condicionamento executados pela maioria dos estilos de Kung Fu. Apesar de existir uma série original, com 12 movimentos (formas), cada estilo adaptou o Tan Tui às suas próprias necessidades. Muitas vezes fica difícil discernir os seus movimentos em meio aos exercícios de aquecimento característicos de cada estilo. O estilo não possui grandes acrobacias e saltos, caracteriza-se pela repetição de uma pequena seqüência de movimentos, socos, chutes e rasteiras executados para ambos os lados. Baseado principalmente em movimentos de pernas, o Tan Tui todavia faz grande uso da respiração e de movimentos de braços. Suas qualidades únicas no desenvolvimento do corpo como um todo lhe favoreceram até mesmo a inclusão na grade curricular das escolas chinesas, através de uma variação com 10 movimentos, menos marcial e mais terapêutico, voltado para a educação física.
Os chutes fortes e baixos são a principal característica deste estilo, e por ter sido treinado/desenvolvido em regiões de rios e pântanos daí surge o seu nome: Tan Tui (Pés na Lagoa).
O estilo não possui armas.
Shilu Tantui (tantui de 10) [10 Rotinas de Perna de Primavera] surgiram da escola marcial de Zhaquan. A história desta rotina de 10 movimentos de Tantui em Zhaquan começou com 28 movimentos em conformidade com as 28 letras do alfabeto Arábico. Posteriormente estes 28 movimentos foram reduzidos a 10 e se tornaram um exercício básico de treinamento de pernas conhecido como Shilu Tantui. Os outros 18 movimentos foram convertidos em duas rotinas Tuiquan [Punhos e Pernas]. O chute principal desta rotina é a meia altura (visando atingir os genitais).
Shi’er Lu Tantui (tantui de 12) [12 Rotinas de Perna de Primavera] Muitas escolas de Bei Shaolin Quan Men ensinam Shi'er Lu Tantui junto de ou como opção a Shilu Tantui. Shi'er Lu Tantui pode também ser traduzido como Pernas do Lago pois conta-se que foi criado em Longtansi [Templo do Lago dos Dragões] na Província de Shandong. Após a fundação de Jingwu Tiyu Hui em Shanghai no ano de 1909, Shi'er Lu Tantui tornou-se uma das rotinas básicas de Jingwu. A principal técnica de chute é baixa (visando os joelhos).

3 comentários:

  1. Ótimo artigo explicando as origens do tan tui.

    ResponderExcluir
  2. os textos tao ficando cada vez melhores ^^
    e fora que sao otimos pra tirar muita gente da santa ingonorancia que faz pensar kung fu como algo mistico e qse alado *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoro este kati!!! Treino esta forma na escola de Kung Fu Garra de Águia

    ResponderExcluir