domingo, 5 de julho de 2009

Fatos Sobre o Dragão


Cultura

O dragão desempenha um papel significativo na cultura chinesa. Os antigos acreditavam ser o dragão um descendente dos céus, com poder para governar o cosmo em sua totalidade – céu e terra. O dragão, representando vida longa e prosperidade, foi geralmente associado ao poder do imperador chinês.

Sorte

Apesar de encarado como uma entidade benfazeja, o dragão, se ofendido, poderia causar desastres naturais ou eclipses solares. Para manter os dragões satisfeitos, os chineses preparavam grandes festivais pedindo por paz e riqueza. A dança do dragão, um antigo ritual de ano novo, é realizada para afastar os maus espíritos e chamar riqueza.

Perfil

Segundo as lendas, os dragões são feitos de diferentes tipos de animais como a cobra, a carpa, o camelo, cervo, coelho, touro, iguana, sapo, tigre e águia. As 9 características que identificam o dragão chinês são facilmente observáveis – cabeça semelhante à de um camelo, chifres de cervo, olhos de coelho, orelhas de touro, barriga de sapo, escamas de carpa, patas de tigre e garras de águia. Ele possui, ainda, um par de dentes caninos longos, feitos para tatear o fundo dos lagos que freqüenta.

Escamas e patas

Os dragões da tradição oriental possuem 117 escamas, 81 de polaridade yang e 36 de polaridade yin; isso determina seu caráter; Além disso, o número de patas é determinante das tradições de onde eles são oriundos: dragões com 5 patas são chineses, com 4 são coreanos ou indonésios e com 3, japoneses. Os dragões de 5 patas simbolizam o poder e, na China, recebem o nome de “dragões imperiais”. Há séculos, inclusive, um decreto imperial proibia qualquer pessoa, à exceção do imperador, de utilizar túnicas com a representação do dragão de 5 patas. Os faltosos poderiam ser condenados à morte.

Cores

As cores dos dragões chineses variam muito; os dragões do tipo Chiao, por exemplo, têm as costas listadas em verde e branco, os lados em amarelo e a barriga vermelha; outros dragões variam do verde ao dourado.

A pérola

Normalmente os dragões chineses são representados com uma pérola junto à boca, entre as garras ou sob o queixo. Aparentemente, a pérola é o elemento que lhe dá força, permitindo que eles subam aos céus. Há quem afirme que, simbolicamente, o dragão representa o elemento masculino – yang – e a pérola, o feminino – yin.

Peixes-dragão

Alguns dragões teriam nascido como carpas; como esses peixes saltam com extrema habilidade pelas corredeiras dos rios, acreditasse que alguns deles se transformem em peixes-dragões. Há, inclusive, um ditado chinês para indicar o sucesso de uma empresa que fala de peixes e dragões: “A carpa atravessou o portal do dragão”.

O Dragão-pai

Dragões-macho teriam a habilidade de se acasalar com fêmeas de outras espécies, gerando animais diferentes. Por exemplo: se um dragão se acasala com uma porca, gera um elefante.

Tipos de dragões

Há 4 tipos principais de dragões: Tien-lung, o dragão celestial, que protege os deuses; Shen-lung, o dragão espiritual, responsável pelas chuvas e ventos; Ti-lung, o dragão da terra, que controla os rios e as águas na Terra; e Fut´s –lung, o dragão dos subterrâneos, que guarda metais e pedras preciosos. Além disso, há 4 dragões ligados aos rios, conforme a região (norte, sul, leste e oeste). O comandante dos dragões que controlam os rios é o grande Chien-Tang, que possui sangue vermelho, uma juba de fogo e 900 pés de comprimento.

Os nove filhos do dragão

Segundo uma antiga lenda chinesa, o dragão possui 9 filhos com características muito especiais. São eles Haoxian, um dragão imprudente; Yazi, valente e belicoso (normalmente é usado na decoração das bainhas de espadas e punhais); Chiwen, que está sempre olhando para o horizonte (pode decorar pináculos); Pulao, que gosta de rugir (aparece em representações de sinos); Bixi, que gosta da companhia de outros seres; Quiniu, que gosta de música e é normalmente representado em instrumentos de corda; Suanmi, que gosta de fumaça e fogo e é representado em queimadores de incenso; e Jiaotu, que vive enrolado como um caracol e pode ser utilizado na decoração de portas.

A dieta do Dragão

Dragões são famintos por alimentos como bambu, leite, nata, carne de andorinha e arsênico. Normalmente não costumam devorar pessoas; ainda assim, a tradição diz ser arriscado andar de barco depois de ter comido carne de andorinhas. Guiados pelo cheiro, eles seriam capazes de engolir uma pessoa inteira!

Outro fato interessante: em 1611 a.C., o imperador da China nomeou o primeiro “tratador de dragões do reino”, encarregado de deixar alimentos em lagoas sagradas. O cargo gozou de enorme prestígio por séculos.
(fonte: china.com)

8 comentários:

  1. "Dragões-macho teriam a habilidade de se acasalar com fêmeas de outras espécies, gerando animais diferentes. Por exemplo: se um dragão se acasala com uma porca, gera um elefante."
    Essa lenda deve ter surgido no auge do ópio...

    "o imperador da China nomeou o primeiro “tratador de dragões do reino”, encarregado de deixar alimentos em lagoas sagradas."
    Diga aí,
    - Ei, o que você faz da vida?
    - Eu dou comida para os dragões u_u...

    ResponderExcluir
  2. só queria saber como é que surgiu essa idéia de dragão, vai ver o primeiro cara tava só brincando mas alguns séculos depois um dos caras que acreditou na história se tornou imperador e pronto o.o''
    e quem foi que viu um dragão cruzar com um porco e o coitado do porco como se não bastasse ter sido estuprado por um dragão gigante ainda deu a luz a um elefante, tem noção que um elefante filhote é maior que um porco adulto? o.o

    ResponderExcluir
  3. Eu já falei, pow, isso aí foi culpa do ópio... o_o

    ResponderExcluir
  4. fresquem nao, rapá!
    isso sao lendas que nem uma deusa sair de uma porcaria de uma concha e se achar a mais bonita e foda da grecia/roma. ou a ota la que saiu da cabeça do pai.
    *doida por mitologia*
    mas gostei do texto apesar de ter suas viagens mitologicas ^^ saciou mtas de minhas curiosiedades *-*
    p.s.: defensora ferrenha por SER do signo dragao XD uhauahuah

    ResponderExcluir
  5. Oushe, eu também fresco bastante da grega/romana."a ota la" é a Atena XD

    ResponderExcluir
  6. eu sei pow xD
    uahuahau é so frescando mesmo

    ResponderExcluir
  7. post mais bombástico de todos os tempos da história do blog xD

    ResponderExcluir
  8. não exestih dragão...
    É mitologia, tah estuda....
    Hoje tem mobral de graça tah cola em qualquer escola publica, q vc consegue uma vaga, tah... bjujusss se cuida tah... jack-shan

    ResponderExcluir