quarta-feira, 22 de julho de 2009

Grão-mestre Yim Sheung Mo


Nascido em 1882 na cidade de Linxi, província de Guanzhou, aos 35 anos de idade Yim Sheung Mo já era um respeitado e conhecido mestre de Hung Gar, mas nesta mesma época o destino dos dois mestres se cruzaram numa situação inusitada.
Fato comum naquele tempo, Yim Sheung Mo ouviu sobre a reputação de um jovem mestre vindo do norte e resolveu desafiar Ku Yu Cheong para um combate amistoso; Yim Sheung Mo disparou diversos chutes e socos mas Ku Yu Cheong defendeu todos com apenas uma das mãos … ao contra-atacar, Ku Yu Cheong encostou no corpo de Yim Sheung Mo a vontade, que não conseguiu nem defender-se nem desviar dos ataques. Percebendo a superioridade do adversário, Yim Sheung Mo se desculpou, abandonou o seu estilo e tornou-se discípulo de Ku Yu Cheong.
Tornando-se um dos três herdeiros do conhecimento de Ku Yu Cheong, Yim Sheung Mo teve a oportunidade de aprender outros estilos, graças a reputação do seu professor; aprendeu Choy Li Fat Bak Sing com Tam Sam, Luo Hap e Chi Yi Mun com Mong Lai Sin.
A conselho de Ku Yu Cheong, Yim Sheung Mo mudou-se para Hong Kong em 1952 devido a instabilidade política da China, e lá recebeu a acolhida da família Chan, em que cuja casa passou a ministrar aulas; sua reputação cresceu rapidamente e logo tornou-se mestre conhecido em Hong Kong.


Famoso por suas habilidades marciais, Yim Sheung Mo também foi personagem de muitas estórias curiosas; num restaurante, Yim Sheung Mo perfurou uma xícara de porcelana com o dedo médio sem movê-la do lugar. Seu apelido era Yim "Cabeça-de-ferro" … numa vez, visitando antigos colegas de Hung Gar, Yim Sheung Mo fora apresentado a alunos mais novos de forma jocosa como "o mestre de Hung Gar que havia virado aluno de Shao Lin do Norte"; após terminar a sua visita, despediu-se dos presentes e abriu um buraco na parede com a sua cabeça e foi embora …
Yim Sheung Mo teve muitos alunos em Hong Kong, e deixou alguns representantes dos seus ensinamentos em todo o mundo; Chan Ning Ling, Choy Ning, Au Wing I, Wong Chia Man, Kwok Wing Lam e muitos outros, mas o que mais se destacou e tornou-se herdeiro de todo o seu conhecimento foi Mestre Chan Kowk Wai.
Yim Sheung Mo dedicou toda a sua vida ao ensino da arte marcial chinesa e deu aulas até seu último dia de vida, vindo a falecer em 1971 em Hong Kong.

4 comentários:

  1. Outro texto muito bom! *o*
    sobre o mestre do mestre Chan! Esse foi emocionante =)

    ResponderExcluir
  2. uia! vao frescar do novo aprendizado do mestre..vaaoo! tome um buracao na parede.. uahauh
    mo tri-legal saber um pouco mais das historias da genealogia do nosso estilo

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa ésta reportagem,este comentario ésta história...Sobre o lendario e fabuloso YIM SHEUNG MO,KU YU CHEONG,e o Nosso Grande e Valoroso Gran Mestre CHAN KOWK WAI,e todos Estes homens foram e serão Sempre grandes Mestres,PALMA DE FERRO,CABEÇA DE FERRO etc...Sou Professor e muito treinei com o nosso CHAN,iniciei é claro com o aluno e Mestre mais antigo do nosso CHAN foi o Mestre LEE CHUNG DEE...Abraços e parabens pelas colocaçãoes. LUIS A LENDA!!! LUIS AUGUSTO WORM> luis.shaolindonorte@gmail.com

    ResponderExcluir